Sua fonte oficial de notícias do My Chemical Romance no Brasil reconhecida pela Warner Music BR. Nos acompanhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades da banda.

PAUTA DOS LEITORES #7: Alguns dos Colecionáveis Mais Raros (e/ou Inusitados) do My Chemical Romance

Matérias

Vocês votaram e nós atendemos! Na pauta dos leitores deste mês, o Fake Your Death trás uma lista com alguns dos colecionáveis mais raros, limitados e/ou inusitados do My Chemical Romance. 

Texto de: Amanda Bittencourt

Edição por: Gabriela Reis

 

O fenômeno do colecionismo, ou seja, o desejo por adquirir, reunir e conservar objetos raros e valiosos é uma tradição milenar. Conservamos testemunhos materiais de época mesopotâmica (ano 6.000 – 539 a.C.) que contam como os reis e nobres tinham o impulso de adquirir distintas obras e objetos para colecioná-las em seus palácios. Mas foi a partir do século XVI quando o fenômeno do colecionismo explodiu e se estendeu ao mundo todo, uma época onde surgiram as maiores coleções particulares, as quais, com o tempo, se transformaram nos museus mais importantes do mundo. 

Ou seja, o desejo que temos por colecionar merchandising da nossa banda favorita não é algo de poucos anos atrás; essa atração pelo colecionismo, seja ele de que tipo for, faz parte do nosso DNA

E, vamos ser bem sinceros, isso é inegável: quando somos fãs de alguém ou algo, seja uma banda, um filme, uma série ou uma saga literária, nós gostamos de colecionar o merch lançado com o objetivo de captar ainda mais nossa atenção (e nosso bolso, diga-se de passagem) para aquilo ao qual dedicamos a nossa devoção. 

Apesar de sabermos que não é necessário comprar ou possuir nenhum bem material para ser genuinamente fã, apenas – e permitam que eu seja piegas aqui – amor e dedicação (e no caso do My Chemical Romance, um coração muito forte pra aguentar as emoções que eles fazem a gente passar e um cérebro ativo para decifrar seus enigmas), é difícil resistir quando vemos uma linda camiseta estampada com os Demolition Lovers ou a capa reluzente de um disco que ainda não temos “sorrindo” para nós através das vitrines, sejam estas reais ou virtuais.

O hábito de colecionar pode ser até benéfico e se transformar num hobby que nos impulsa a compartilhar momentos com pessoas que têm gostos semelhantes aos nossos (desde que não nos aproximemos em demasia das garras do capitalismo desenfreado, tenhamos controle dos nossos atos e não façamos nenhuma loucura em nome desse hobby, é claro!).

Quem viveu a experiência de ser fã do MCR no começo dos anos 2000, por exemplo, deve lembrar da sensação de encontrar uma grande variedade de pôsteres da banda nas bancas de revista; alguns vinham como brinde destacável no centro das revistas mais famosas para adolescentes, outros podiam ser adquiridos de forma avulsa. Era até complicado acompanhar o ritmo de lançamento dessas revistas e muita gente ficava sem lanchar no recreio do colégio, depois de juntar as moedas para comprá-las (talvez essa que vos escreve tenha vivido essa experiência mais de uma vez). 

Hoje em dia é raro encontrar esse tipo de colecionáveis do My Chemical Romance de forma tão acessível. Na realidade, temos pouca variedade quando se trata de merch oficial recente. Talvez pelo fim – ou, melhor dizendo, hiatus – da banda, a criação de produtos com o nome deles tenha diminuído. Porém, a realidade é que foram lançados muitos produtos com a “marca” MCR ao longo dos anos, desde que a banda alcançou o sucesso e conquistou uma legião de fãs muito dedicados. 

Alguns desses produtos são muito raros e só podem ser adquiridos caso alguém queira se desfazer deles, já que deixaram de ser fabricados; muitos desses objetos, na realidade, já eram edições especiais e limitadas no momento de seu lançamento (e nesse caso, é uma batalha perdida tentar comprá-los por uma bagatela).

E pra saciar a curiosidade de vocês sobre o merchandising do MCR, segue a lista de alguns produtos, entre itens raros, limitados e inusitados:

 

Action Figures – Three Cheers for Sweet Revenge:

Essas action figures dos integrantes do MCR – incluindo Bob Bryar, já que naquele momento Matt Pelissier não era mais o baterista da banda – foram comercializadas pela Musical Artist pouco tempo depois do lançamento do disco Three Cheers For Sweet Revenge (2004). 

Os bonecos foram lançados em quatro versões: a versão comum, que continha o boneco, um caixão, uma arma vermelha e uma palheta; a versão especial da loja Hot Topic, que continha um cartão de oração com uma ilustração de Gerard e um trecho de uma música da banda (o cartão do St.Sorrows vinha com o Gerard, o do St. Viticus com o Frank, o do St. Essex com o Mikey, o do St. Orpheia com o Ray, e o do St. Capone com o Bob), a versão zumbi (que é, no mínimo, inusitada) e um blister, que vinha com os cinco bonecos em sua versão comum, porém sem os acessórios. 

Os bonecos deixaram de ser comercializados e hoje em dia são raros de encontrar e, quando encontrados, são caros (especialmente os lacrados e as versões especiais); porém, em sites como o eBay é possível achar algumas unidades das figures à venda. 

 

 

 

 

 

Fita Cassete – The Black Parade:

Será que todos vocês conhecem as fitas cassetes? As fitas magnéticas,  que antecederam os discos, eram a forma mais popular, e portátil, devido aos famosos walkmans, de ouvir música entre o começo dos anos 70 e finais dos anos 90. E sim, existem fitas cassetes do My Chemical Romance! 

Talvez vocês saibam da existência das fitas do Three Cheers For Sweet Revenge (2004) e do May Death Never Stop You (2013), já que recentemente foram colocadas à venda no site oficial da banda, a primeira como relançamento e a segunda como lançamento nesse formato. Porém, a fita verdadeiramente rara é a do The Black Parade (2006), que foi lançada pouco depois do disco e assim como este, estava disponível nas versões do encarte branco e do preto. Hoje em dia – e possivelmente até decidirem relançá-la como a do Revenge – a fita do The Black Parade é bastante rara e pode ser encontrada em diversos sites de revenda por um preço bastante superior ao seu valor original. 

 

 

Colete À Prova de Balas ¡VENGANZA! + USB com Show do México:

Em abril de 2009, o MCR lançou ¡VENGANZA!, uma edição especial e limitada que contava com dois itens: um colete à prova de balas estampado com a identidade visual do Revenge e um USB com formato de bala que continha a gravação da segunda parte do famoso show do México, presente no The Black Parade Is Dead! (2008). 

A segunda parte, que não foi incluída no DVD, conta com nove performances das músicas do Three Cheers For Sweet Revenge (2004), com duração de 37 minutos; além disso, era possível encontrar no USB uma pasta com fotos exclusivas do show em alta qualidade. 

Quem adquirisse o produto, podia baixar o conteúdo do show em seu computador e usar o USB para armazenar seus próprios arquivos. Assim como os outros itens, é possível encontrar algumas pessoas vendendo seu kit ¡VENGANZA! em sites como o eBay por – pasmem – 850 dólares!

 

 

 

HQ On Raven’s Wings – Gerard “Garry” Way:

Apesar deste item não ser da banda em si, e sim do vocalista Gerard Way, ele entra nessa lista por ser, nada mais, nada menos que a primeira HQ que o Way escreveu na vida, publicada pela Boneyard Press em 1994, quando Gerard – que, naquela época, assinava como “Garry Way” – tinha apenas 16 anos

O quadrinho, cujo título é On Raven’s Wings, trata sobre a história de um assassino em série, teve sua tiragem limitada e contou com apenas dois volumes. Hoje é possível encontrar os dois números da HQ em sites de revenda por um preço bastante salgado (diretamente proporcional à raridade do item, por outro lado). 

 

 

Disco de Vinil Three Cheers For Sweet Revenge – Edição especial Hot Topic:

Esse colecionável é, sem sombras de dúvidas, um dos mais bonitos que foram lançados até hoje. Trata-se de um disco de vinil do Three Cheers For Sweet Revenge exclusivo da loja Hot Topic, uma edição limitada de 2015

Há várias versões em vinil do Revenge, e essa é possivelmente a mais bonita de todas (e também a mais cara). O disco é transparente e manchado de vermelho, imitando gotas de sangue. Para quem é fã de MCR, ama a obra de arte que é o Revenge e, além disso, gosta de discos de vinil, esse com certeza é mais um desejo de consumo. 

Hoje já não encontramos esse disco novo à venda, já que a Hot Topic deixou de fabricá-lo; porém, como a maioria dos itens dessa lista, podemos encontrar algumas unidades vendidas por lojas de discos usados ou por fãs dispostos a passá-lo adiante. Por enquanto, até que a Hot Topic decida relançar essa edição, vamos ter que nos contentar com as fotos; a menos que possamos desembolsar 300 dólares, que é o preço que pedem por ele internet adentro

Edição Limitada The Black Parade Is Dead!:

Essa edição limitada – limitadíssima, porque foram produzidas apenas 10.000 unidades – do The Black Parade Is Dead! foi o sonho de consumo de muita gente na época de seu lançamento (ainda é o meu, diga-se de passagem).  No kit tínhamos o DVD + CD, uma máscara seguindo o estilo das famosas Catrinas mexicanas (as caveiras que ficaram cada vez mais famosas cultura pop adentro) e um “certificado de autenticidade” (ou “certidão de óbito”, como vem escrito) onde constava o número do seu kit. Tudo isso vinha dentro de um “caixão” de madeira.

Eram 5 modelos disponíveis de máscara, um para cada integrante da banda (porém, não era possível escolher o modelo na hora da compra, só dava pra cruzar os dedos e esperar ter a sorte de receber a sua favorita). Encontramos esse item em vários sites de segunda mão, tanto o kit completo como as máscaras vendidas separadamente. E, claro, ao se tratar de uma edição limitada, além de um produto que já foi lançado há vários anos, o preço de venda é bem alto.

 

 

 

Funko Gerard Way (número 41) – The Black Parade:

Que os bonecos cabeçudinhos de vinil da linha Pop! da Funko viraram uma febre mundial, não é novidade pra ninguém. Todos os funkos de Gerard Way (por sinal, quando será que a Funko vai lançar os bonecos dos outros integrantes?) são raros, em maior ou menor medida. Normalmente são lançadas poucas unidades, em comparação com outros bonecos da marca cuja produção é ampla. 

Porém, o Gerard edição The Black Parade, cujo número é o 41, é o funko mais raro dos que foram lançados até o momento. São três versões: comum, esqueleto e esqueleto platino; sendo que do último, que, assim como os outros, é uma edição especial da Hot Topic, foram feitas  somente 5.000 unidades. Dá pra imaginar o precinho deles, né? Se você achar esses funkos por um preço que parece bom demais pra ser verdade, cuidado, porque tem muitas falsificações dele rolando por aí. 

 

 

Edição Especial Danger Days “California 2019 Edition”:

Essa é especialmente para os amantes da era Danger Days. Se trata da “California 2019 Edition”, uma edição limitadíssima do disco de 2010, que esgotou no site oficial da banda em poucos minutos. O box continha um disco, um EP, uma raygun e uma máscara (do Party Poison, Fun Ghoul, Jet-Star ou Kobra Kid), uma pulseira, um livro com a arte do disco e um suporte de acrílico para colocar a raygun. Foram produzidas pouquíssimas unidades de cada um dos killjoys e poucos fãs sortudos puderam adquirir a sua, em relação com a grande demanda que houve (e que sempre há, quando se trata do merch do MCR). 

Para que tenham uma ideia do quão rara é essa edição, podemos encontrá-la à venda de segunda mão por até 1.000 dólares! (aproximadamente 5.200 reais). Bem que edições parecidas com essa podiam ser relançadas em maior quantidade…

 

 

Bonecos Titan Merchandise:

Tudo bem, vamos começar reiterando a famosa frase “gosto é gosto e cada um tem o seu”, porque aqui cai como uma luva. O que pode parecer estranho para alguns, pode ser completamente do agrado de outros. Afinal, a escolha do destino do suado dinheirinho do mês é pessoal e inalienável. 

Porém, convenhamos, vocês não acham alguns desses bonequinhos um tanto quanto… peculiares? Talvez seja pela proporção, ou pela expressão facial, a verdade é que há algo de estranho neles. Absolutamente nada contra a Titan Merchandise, marca que lançou os bonecos de vinil do MCR – por sinal, eles têm outras coleções muito legais! – porém, acredito que, nesse caso, não houve muito êxito em seu resultado.

É fácil adquirir esses bonecos pela internet (tirando alguns que são edições limitadas), eles vêm em embalagens fechadas – ou seja, o boneco é surpresa – e há várias linhas: Revenge, The Black Parade e Danger Days, com a vestimenta e os acessórios próprios de cada era. Caso seja seu estilo de colecionável, pelo menos temos uma boa notícia: seu preço não é tão elevado em comparação com os outros produtos desta lista.

 

 

EP Like Phantoms, Forever:

Aqui podemos falar de uma autêntica raridade. O EP Like Phantoms, Forever, que contém duas músicas autorais e um cover, como já contamos pra vocês, é o primeiro lançamento oficial do My Chemical Romance. O disco, da Eyeball Records assim como o I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love (2002), foi gravado no Nada Studios de John Naclario (quem assistiu Life On The Murder Scene deve lembrar das anedotas que os meninos contaram sobre a gravação) com o intuito de divulgar o trabalho da banda em Rutland, Vermont. 

Existem apenas 100 cópias oficiais (numeradas à mão com um carimbo vermelho!) desse EP pelo mundo; quem tiver um desse em casa, pode se considerar uma pessoa de grande sorte. E pra quem sonha em ter um nas mãos, acho que nem preciso falar que é um dos itens mais raros (possivelmente O MAIS raro) e, consequentemente, mais caros dentre os colecionáveis da banda. Imagina poder adicionar o primeiríssimo EP do MCR, numerado à mão, à sua coleção? Eu, por enquanto, só vou poder imaginar e sonhar. Ainda bem que não precisamos pagar por isso 😉 

 

 

E isso é tudo por hoje, soldiers. Deu uma pontada no coração a beleza de alguns desses itens e outra pontada pelo seu preço, não é? 

Porém, como foi dito, não é necessário possuir nenhum bem material para demonstrar nosso amor e dedicação pela banda. 

Mas que a tentação e a vontade de ter tudo é grande, isso é. 

 

 

look alive, soldiers.

xx

AB

 

A Pauta dos Leitores é um projeto idealizado pelo Fake Your Death Brasil que busca trazer assuntos do interesse de nossos leitores. Para participar das votações que acontecem todo mês, siga o FYDBR em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

Continue lendo

Menu
%d blogueiros gostam disto: