Sua fonte oficial de notícias do My Chemical Romance no Brasil reconhecida pela Warner Music BR. Nos acompanhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades da banda.

Um Compilado Dos Covers Realizados Pelo My Chemical Romance

Matérias

Na matéria de hoje trazemos uma lista dos covers feitos pelo My Chemical Romance ao longo de sua trajetória. Sucessos de Mariah Carey, Queen, David Bowie, Misfits e Bob Dylan ––além de outros grandes nomes da música––, integram o variado conjunto de versões realizadas pela banda. 

Texto de: Amanda Bittencourt
Edição por: Gabriela Reis

Seja você um fã antigo ou novo no MCRmy, com certeza deve conhecer algum ou alguns dos covers que o My Chemical Romance já fez de músicas de outros artistas de grande renome no cenário musical internacional; mas, será que conhece todos? 

Porque quando o assunto é realizar versões ––diga-se de passagem, bastante originais–– de músicas amplamente conhecidas, o MCR conta com uma trajetória bem prolífica. 

Desde Mariah Carey a Misfits, passando por Queen e David Bowie, o catálogo de covers realizados por nossos músicos de Jersey é de tudo menos monocromático. O leitmotiv é o ecletismo. 

Quer saber mais sobre esses covers? Segue a lista completa abaixo!

“Jack The Ripper” – Morrissey (cover de 2002):

O britânico Steven Patrick Morrissey é uma das principais influências musicais do My Chemical Romance, como já foi citado algumas vezes pelos membros da banda. Não é à toa que um dos primeiros covers que fizeram seja precisamente de uma das músicas de Morrissey, “Jack The Ripper”. A música, lançada em 1992, está baseada na história real de um assassino em série –– em português, o conhecemos como “Jack, o Estripador”–– que aterrorizou a cidade de Londres em 1888 com seus sangrentos crimes; o assassino nunca foi capturado e sua identidade é desconhecida até hoje.

O MCR cantou “Jack The Ripper” em alguns de seus shows, antes de incluir uma versão ao vivo da música em seu EP de 2002, Like Phantoms, Forever (por sinal, fizemos uma thread só sobre ele ano passado). A versão da música também está presente no disco de vinil que contém o single deThank You For The Venom”, uma edição limitada (e extremamente rara hoje em dia).

“All I Want For Christmas Is You” – Mariah Carey (cover de 2004):

Sim, o MCR fez um cover de uma música da Mariah Carey. E não foi qualquer música, se trata do clássico natalino All I Want For Christmas is You” ––segunda faixa do quarto (e temático) disco da cantora norte-americana, Merry Christmas!, lançado em 1994––, certamente um dos mais conhecidos hinos que embalam a época festiva de fim de ano.

A versão de “All I Want For Christmas is You” do My Chemical Romance faz parte do disco beneficente Kevin & Bean’s Christmastime in the 909, lançado em 2004 pela emissora de rádio KROQ, de Los Angeles. 

“Astro Zombies” – Misfits (cover de 2005):

Que os membros do My Chemical Romance são fãs dos Misfits, não é novidade pra ninguém. Eles já falaram muitas vezes sobre como o estilo da banda (também originária de Nova Jersey) fundada no final da década de 70 os influenciou. E é exatamente por gostarem tanto dos Misfits que serem convidados para realizar um cover de uma das músicas mais conhecidas deles, “Astro Zombies” –– uma das faixas de seu primeiro disco gravado em estúdio, Walk Among Us, lançado em 1982 –– foi algo realmente marcante para o MCR.

“Isso foi algo grande para mim”, disse Frank Iero a NME. Este convite ocorreu durante a criação da trilha sonora do videogame Tony Hawk’s American Wasteland, cuja proposta era trazer bandas dos anos 2000, como MCR, Fall Out Boy, Alkaline Trio ou Rage Against, cantando clássicos do punk rock e do hardcore. 

“Under Pressure” – Queen e David Bowie (cover de 2005): 

Vocês lembram quando o MCR e The Used compartilhavam os palcos em perfeita harmonia? Gerard e Bert, especialmente (e como já sabemos) tiveram uma amizade intensa e algo conturbada (e se você não sabe, dá uma lida na nossa matéria que vai conhecer toda a história). No auge da amizade entre os membros de ambas bandas, eles se juntaram para criar um cover da internacionalmente conhecida “Under Pressure”, música lançada em 1981 por ninguém mais ninguém menos que dois grandes nomes do rock britânico: Queen e David Bowie

MCR e The Used já haviam cantado seu cover de “Under Pressure” em alguns shows da icônica turnê Taste of Chaos, mas foi em 12 de abril de 2005 que lançaram a música “oficialmente” como single, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar as vítimas do terremoto (e subsequentes tsunamis) que arrasou a costa do sul da Ásia em dezembro de 2004. O dinheiro arrecadado com o single foi doado para a fundação Music for Relief, criada pelo Linkin Park para ajudar as vítimas de desastres naturais, além de conscientizar as pessoas sobre os perigos do aquecimento global. 

Dan Reilly, da revista Rolling Stone, disse: “Se você já precisa de coragem para fazer uma versão de uma música do Bowie, pode-se imaginar a pressão que My Chemical Romance e The Used tiveram que suportar quando decidiram reimaginar esta obra-prima de Queen e Bowie. Gravada para arrecadar dinheiro para os afetados pelo tsunami de 2005, os cantores Gerard Way e Bert McCracken fizeram um trabalho admirável combinando harmonias, e o single alcançou a posição 28 na lista de rock moderno da Billboard”

“Song 2” – Blur (cover de 2006):

Blur é uma das bandas de britpop mais conhecidas e aclamadas, dentro e fora do estilo, que durante a década de 90, alcançaram grandes números no Reino Unido. “Song 2” é a segunda faixa do quinto disco da banda, intitulado de forma homônima à mesma. Como já sabemos, os membros do MCR são admiradores do gênero, de modo que quando foram convidados em 2006 para participar do Radio 1’s Live Lounge com um cover, eles escolheram “Song 2”

“Desolation Row” – Bob Dylan (cover de 2009):

Talvez esse seja um dos covers, ou até mesmo o cover, mais conhecido e aclamado do My Chemical Romance; compreensível, visto que é o único que conta com um videoclipe próprio.  “Desolation Row” é uma música que foi lançada por Bob Dylan em 1965; trata-se da faixa que fecha com chave de ouro o seu magnífico disco Highway 61 Revisited.

O MCR gravou “Desolation Row” em 2009 para a trilha sonora do filme Watchmen, o qual está baseado na HQ homônima. A escolha da música não foi casual: na HQ, cada um dos 12 capítulos que conformam a série, recebe como título uma citação célebre (algumas são de livros, outras de músicas, etc.); o primeiro capítulo da HQ chama-se “At Midnight All the Agents”, que é uma frase presente na letra de Dylan. 

Sabendo o quanto Gerard gosta da HQ Watchmen, não precisamos ter uma grande imaginação para supor que fazer parte da trilha sonora do filme supôs uma grande honra para ele. E isso, de fato, foi assim. Como ele disse ao The Guardian: “Comecei na indústria de quadrinhos graças a histórias em quadrinhos seminais como Watchmen. Foi uma honra fazer o cover de “Desolation Row” para a trilha sonora do filme.”

O videoclipe da versão do MCR de “Desolation Row” foi dirigido por Zack Snyder, que também dirigiu o próprio filme Watchmen. O clipe possui a mesma atmosfera do longa-metragem, além de incluir certas referências aos quadrinhos que quem gosta da série (como, por exemplo, essa que vos escreve) criada por Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins com certeza vai saber identificar. 

“My Name Is Jonas” – Weezer (cover de 2010):

No caso de “My Name Is Jonas”, música que pertence ao primeiro disco da banda norte-americana Weezer, intitulado Weezer (também conhecido como The Blue Album), lançado em 1994, o My Chemical Romance foi convidado pela própria banda para cantar a música junto com eles no palco. Esse encontro aconteceu no Dunes Inn Motel, localizado em Hollywood, no dia 21 de setembro de 2010; este show “secreto” do Weezer, formou parte de uma série de shows patrocinados pela empresa AXE, a AXE Music “One Night Only”.

“Common People” – Pulp (cover de 2010/2011):

“Common People” é uma música da banda de britpop Pulp. A música, que foi lançada como single em 1995, chegou a alcançar a segunda posição na lista das mais ouvidas do Reino Unido naquele ano. Posteriormente, a mesma foi incluída no segundo disco da banda, Different Class

Foi nas passagens pela Europa da The World Contamination Tour (turnê do disco Danger Days), quando o My Chemical Romance começou a incluir um cover de “Common People” na setlist de alguns de seus shows. Em 2011, o MCR foi convidado para participar do BBC Radio 1’s Live Lounge (de novo), onde deveriam apresentar músicas próprias e um cover, e eles escolheram “Common People” desta vez. 

Gerard falou sobre a música à NME

“Essa [“Common People”] é uma música que, crescendo em Nova Jersey, foi muito importante para mim e Mikey [Way]. Foi muito relevante para nós, que sentíamos que estávamos em um lugar de onde nunca poderíamos sair, de que nunca iríamos escapar. […] Lembro-me de empurrar carrinhos em um supermercado ouvindo essa música nos fones de ouvido em um toca-fitas e me perguntando quando diabos eu iria sair de Nova Jersey. Ela [“Common People”] fala para pessoas normais e é por isso que é tão boa. E eles são uma banda incrível”.

“Planet Earth” – Duran Duran (cover de 2011):

Quem nos acompanha, sabe que já fizemos uma matéria inteirinha dedicada à colaboração de Gerard Way com Duran Duran em“Planet Earth”, no show icônico da banda intitulado Duran Duran Unstaged. Porém, vamos retomar alguns dos pontos principais aqui. 

Uma das bandas mais conhecidas (de britpop, mas não apenas de britpop) dos anos 80, os britânicos do Duran Duran, participaram de um projeto musical  e documental patrocinado pela American Express, Youtube e VEVO, trazendo vários convidados para cantar junto com eles algumas de suas músicas mais icônicas. O projeto, que partia de uma proposta original, buscando explorar ao máximo os limites criativos do audiovisual, contou também com a visão do irreverente e renomado diretor David Lynch. 

Assim, “Planet Earth” –– o primeiro single lançado pela banda em 1981 –– com a participação de Gerard Way, foi transmitida pelo canal VEVO do Duran Duran em 23 de março de 2011. Com certeza foi realmente emocionante para Gerard cantar com uma de suas bandas favoritas. 

E aí, gostaram de saber mais sobre os covers feitos pelo MCR? Conheciam todos? 

look alive, soldiers.
xx
AB

Deixe uma resposta

Continue lendo

Menu
%d blogueiros gostam disto: