Sua fonte oficial de notícias do My Chemical Romance no Brasil reconhecida pela Warner Music BR. Nos acompanhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades da banda.

Gerard Way revela curiosidades sobre músicas solo

Noticias

O cantor falou sobre a produção das demos que lançou no último dia 4
Por Alex Fernandes | Tradução por Ariane Ribeiro

Recentemente, Gerard Way divulgou algumas músicas solo inéditas em sua conta no Soundcloud. Para dar ainda mais conteúdo aos fãs durante essa quarentena, o cantor também postou em seu site alguns textos falando sobre o processo de criação das faixas, incluindo algumas curiosidades interessantes.

Todas elas foram produzidas com Doug McKean, com quem Gerard trabalha há anos. Doug produziu Hesitant Alien e foi engenheiro de som dos álbuns The Black Parade (2006) e Danger Days: The True Lives of The Fabulous Killjoys (2010), do MCR. Até hoje, ele e Gerard trabalham no mesmo espaço, um estúdio na casa de Way chamado Milk Friends. Ele conta que deixa Doug usar o local quando não está lá e que, quando ambos estão livres, eles se juntam para gravar algumas coisas.

A pequena coleção lançada no último fim de semana ganhou o nome de Distraction or Despair. A primeira música, cuja capa mostra uma imagem das cordas vocais de Gerard, chama-se Welcome To The Hotel e dura apenas 40 segundos.

Sobre ela, Way diz: “é algo que Doug e eu improvisamos para o lançamento do Umbrella Academy Volume Três: Hotel Oblivion. Apenas algo para um vídeo curto no Instagram. Nós fizemos muito rapidamente, não tínhamos muita pretensão além de querer fazer algo que soasse parecido com The Stooges.”

Ele conta que chegou a escrever um verso e uma nova melodia e talvez, um dia, termine essa música realmente. Por enquanto, temos essa versão:

Menor ainda é Success!, de 14 segundos, mas que carrega uma carga emocional e histórica por trás, de acordo com Gerard: 

“Antes do Hesitant Alien e de eu querer seguir uma carreira solo, eu queria começar uma banda e cantar e tocar guitarra, depois que o My Chem acabou. O nome da banda seria Baby Animal Hospital (a gravadora odiou o nome, especialmente porque incluía as palavras “bebê” e “hospital” na mesma frase), e eu fiz um monte de rascunhos de designs para ela, mas no final realmente parecia algo solo, e foi o que se tornou.”

Enquanto ainda estava com a ideia em mente, Way gravou essa faixa para ser a abertura do álbum. Caso a faixa tivesse sido gravada oficialmente, ela viria imediatamente antes de Action Cat. Apesar da mudança de planos, o nome Baby Animal Hospital – que também foi a ideia de um zine, mas que também não vingou – pode ser usado para alguma coisa no futuro. Confira a faixa abaixo:

Crate Amp_02, foi mais uma espécie de “experimento” de Gerard e Doug com um amplificador da marca Crate:

“Uma das coisas que Doug e eu tentamos fazer durante os últimos três meses foi algo que soasse o pior possível. Eu não estou falando mal dos amplificadores da Crate, pois o primeiro amplificador que eu tive — com o qual eu escrevi Skylines and Turnstiles — era um da Crate com distorção. Mas eles não têm a reputação de serem de alta qualidade, pelo menos nos círculos musicais que eu habito.”

A última música é a única que vai além de alguns riffs e poucos vocais. Phoning it In conquistou os fãs rapidamente, apesar da ironia — explicada por Gerard:

“Eu sempre amei essa frase (nota: “phoning it in” significa fazer algo sem colocar muito esforço) e estava inspirado para escrever uma música com ela. Para manter o espírito do título, eu tentei não fazer muito esforço em nenhum elemento. Eu escrevi o riff rapidamente, escrevi a letra rapidamente, fizemos a base da guitarra rapidamente, e não ficamos muito tempo pensando ou mudando as coisas.”

Gerard também conta que seu único incômodo em relação a esta faixa o tempo ser rápido demais, o que o força a cantar com um pouco mais de afinco, perdendo o propósito que seria cantar sem esforço. Confira:

O que vocês acharam desses lançamentos? Será que teremos versões completas algum dia? Conta aí nos comentários!

Deixe uma resposta

Continue lendo

Menu
%d blogueiros gostam disto: